Na mesa, da esquerda para direita, Rita Santos, Beatriz Sanchez, Pedro Marin e Ursula Peres
publicado por Thiago Queiroz
Pesquisadores do projeto participaram de um curso inédito promovido pela Rede Orçamento Mulher, sediada na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com o Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e a Fundação Tide Setubal, sobre Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR). A capacitação ocorreu entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, no Cebrap, em São Paulo, e teve como objetivo formar profissionais capazes de implementar práticas de equidade de gênero e raça no orçamento público em estados e municípios brasileiros.
O curso teve como público alvo consultoras, gestoras públicas, acadêmicas e integrantes de organizações da sociedade civil que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a integração de recortes de gênero e raça no planejamento e execução orçamentária. As aulas foram ministradas por especialistas renomados, como Beatriz Sanchez, Pedro Marin, Rita Santos e Ursula Peres, que se dedicaram a trazer casos internacionais, ferramentas práticas e metodologias para a construção de políticas públicas mais inclusivas.
Ao longo do curso, foram abordados temas como: Conceitos básicos do OSGR; Modelos internacionais; Construção do PPA, LDO e LOA, tendo como foco a inclusão de metas e diagnósticos de equidade; Os trâmites envolvendo a execução orçamentária; e a Prestação de contas e Avaliação, apresentando etapas para criação de indicadores de desempenho e planos de avaliação para políticas públicas com foco na transversalidade.
Segundo os organizadores, o curso visa não apenas capacitar profissionais, mas também sensibilizar gestores públicos para a importância de uma governança orçamentária mais inclusiva.
“O OSGR é uma ferramenta poderosa para promover a equidade e reduzir as desigualdades estruturais. Com essa formação, esperamos contribuir para a construção de políticas públicas mais justas e eficazes”, afirma Beatriz Sanchez, uma das organizadoras e professoras do curso.
Acompanhe o NDAC e CEBRAP nas redes sociais clicando aqui


