CURSO FORMA ESPECIALISTAS EM ORÇAMENTO SENSÍVEL A GÊNERO E RAÇA PARA IMPLEMENTAÇÃO EM ESTADOS E MUNICÍPIOS.

Na mesa, da esquerda para direita, Rita Santos, Beatriz Sanchez, Pedro Marin e Ursula Peres

Pesquisadores do projeto participaram de um curso inédito promovido pela Rede Orçamento Mulher, sediada na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com o Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e a Fundação Tide Setubal, sobre Orçamento Sensível a Gênero e Raça (OSGR). A capacitação ocorreu entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, no Cebrap, em São Paulo, e teve como objetivo formar profissionais capazes de implementar práticas de equidade de gênero e raça no orçamento público em estados e municípios brasileiros.

O curso teve como público alvo consultoras, gestoras públicas, acadêmicas e integrantes de organizações da sociedade civil que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a integração de recortes de gênero e raça no planejamento e execução orçamentária. As aulas foram ministradas por especialistas renomados, como Beatriz Sanchez, Pedro Marin, Rita Santos e Ursula Peres, que se dedicaram a trazer casos internacionais, ferramentas práticas e metodologias para a construção de políticas públicas mais inclusivas.

Ao longo do curso, foram abordados temas como: Conceitos básicos do OSGR; Modelos internacionais; Construção do PPA, LDO e LOA, tendo como foco a inclusão de metas e diagnósticos de equidade; Os trâmites envolvendo a execução orçamentária; e a Prestação de contas e Avaliação, apresentando etapas para criação de indicadores de desempenho e planos de avaliação para políticas públicas com foco na transversalidade.

Segundo os organizadores, o curso visa não apenas capacitar profissionais, mas também sensibilizar gestores públicos para a importância de uma governança orçamentária mais inclusiva.

“O OSGR é uma ferramenta poderosa para promover a equidade e reduzir as desigualdades estruturais. Com essa formação, esperamos contribuir para a construção de políticas públicas mais justas e eficazes”, afirma Beatriz Sanchez, uma das organizadoras e professoras do curso.

Acompanhe o NDAC e CEBRAP nas redes sociais clicando aqui


Descubra mais sobre Orçanit UFF

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.